Quer começar a ler inglês, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Dê uma olhadinha na nossa sugestão de leitura: 10 livros para começar a ler em inglês e comece a arrasar com seus livros favoritos!
Sumário
Sugestão de leitura: 10 livros para começar a ler em inglês
1. Wonder – R.J Palacia
O primeiro livro da nossa listinha é também um dos nossos favoritos do gênero Young Adult. Aqui, a gente acompanha a história de Auggie Pullman, um garoto nascido com deformidades faciais que enfrenta o desafio de frequentar uma escola regular pela primeira vez. Com capítulos alternados entre diferentes pontos de vista, “Wonder” explora temas de aceitação, amizade e superação de preconceitos. A linguagem simples e a estrutura narrativa clara tornam esse livro acessível para leitores iniciantes, enquanto as lições de vida que transmite são universais e profundamente comoventes.
2. The Catcher in the Rye – J.D. Salinger
The Catcher in the Rye, de J.D. Salinger, acompanha Holden Caulfield, um jovem de dezesseis anos, em sua fuga para Nova York após ser expulso de um colégio interno. Desiludido com a hipocrisia do mundo adulto, Holden busca conexões autênticas enquanto lida com sua própria dor e confusão. Através de suas experiências, ele revela seu desejo de proteger a inocência das crianças, sonhando em ser “o apanhador no campo de centeio” que as salva de perder a pureza. Esse livro é uma exploração crua e emocional dos desafios da transição para a idade adulta e vale a pena ser lido.
3. To Kill a Mockingbird, Harper Lee
To Kill a Mockingbird, de Harper Lee, (também um dos nossos favoritos da vida) é uma obra impactante que explora temas de racismo, injustiça e moralidade no sul dos Estados Unidos nos anos 1930, narrada pela perspectiva de Scout, uma garotinha inteligente e curiosa. O livro detalha o julgamento de um homem negro injustamente acusado de estupro, e o esforço de Atticus Finch, pai de Scout, para defendê-lo. A linguagem simples, mas expressiva torna o livro ideal para quem está aprendendo inglês, pois oferece uma excelente oportunidade para entender diálogos e expressões idiomáticas, ao mesmo tempo em que proporciona valiosas lições sobre empatia e ética.
4. Animal Farm – George Orwell
Animal Farm, de George Orwell, é uma fábula política sobre um grupo de animais que derruba os humanos para tomar o controle da fazenda onde vivem. Eles sonham com liberdade e igualdade, mas o poder corrompe alguns deles, refletindo as falhas humanas e sociais. O livro usa uma linguagem clara e acessível, além de ser repleto de alegorias, tornando-o excelente para estudantes de inglês. Ele não só enriquece o vocabulário, como também introduz conceitos importantes sobre política e sociedade, fazendo com que o aprendizado seja engajador e profundo.
5. Old Man and the Sea – Ernest Hemingway
The Old Man and the Sea é uma narrativa emocionante que explora a jornada de Santiago, um experiente pescador cubano, que se encontra em um período desafiador de sua carreira, enfrentando uma sequência prolongada de dias sem conseguir capturar nenhum peixe. Movido pela determinação de reverter sua maré de azar, Santiago se aventura além das águas familiares, navegando mais longe no oceano do que qualquer outro pescador ousara ir.
Neste ponto distante do mar, ele finalmente encontra um marlin, dando início a uma épica batalha entre o homem e a natureza.
6. The Boy in the Striped Pyjamas – John Boyne
Agora, preparem os lencinhos: The Boy in the Striped Pyjamas é uma história emocionante e profundamente comovente ambientada durante a Segunda Guerra Mundial. A narrativa é contada pela perspectiva de Bruno, um garoto de oito anos, filho de um comandante nazista, que se muda com a família para uma casa próxima a um campo de concentração. Sem entender o que está acontecendo ao seu redor, Bruno faz amizade com Shmuel, um menino judeu que vive do outro lado da cerca, vestindo o que Bruno pensa ser um pijama listrado. À medida que sua amizade se desenvolve, Bruno começa a perceber as terríveis verdades do mundo adulto e do campo que se estende diante de seus olhos.
7. Fahrenheit 451 – Ray Bradbury
O próximo livro da nossa listinha explora um futuro distópico onde os livros são proibidos e os bombeiros têm a tarefa de queimá-los. O título refere-se à temperatura em que o papel pega fogo e queima. O protagonista, Montag, é um bombeiro que começa a questionar as razões por trás dessa censura. Conforme ele descobre a importância e o poder da literatura, Montag se vê em conflito com as rígidas normas sociais e inicia uma jornada de resistência e autodescoberta. Esse livro é uma crítica poderosa ao conformismo e à repressão intelectual, apresentando um cenário alarmante que ressoa em nossa atualidade, promovendo uma reflexão sobre a importância da leitura e do pensamento crítico.
8. The Little Prince – Antoine de Saint-Exupéry
Se você prefere uma leitura mais levinha, chegou o seu momento! Embora originalmente escrito em francês, as traduções em inglês de O Pequeno Príncipe são excelentes para aprendizes devido ao vocabulário básico e aos temas universais de amor, perda e humanidade explorados através dos olhos de um jovem príncipe. A história o acompanha em suas viagens por vários planetas, cada um habitado por personagens simbólicos que oferecem lições de vida sobre os valores humanos.
9. Life of Pi – Yann Martel
A gente está chegando ao fim, mas não poderíamos terminar sem mencionar o emocionante Life of Pi de Yann Martel. Aqui, a gente acompanha uma história de aventura sobre Pi Patel, um jovem indiano que sobrevive a um naufrágio e fica à deriva no oceano em um bote salva-vidas com um tigre. Durante 227 dias no mar, Pi enfrenta enormes desafios, tanto físicos quanto mentais, aprendendo a conviver com o tigre. O livro explora temas como fé e a vontade de viver, enquanto Pi reflete sobre sua situação e a natureza dos animais. A linguagem é clara e a história combina realismo com momentos de profunda reflexão.
10. The Book Thief – Markus Zusak
E por último, mas não menos importante, The Book Thief é uma história que com certeza vai te comover. Situada na Alemanha nazista, vamos acompanhar a protagonista é Liesel Meminger, uma garota que encontra consolo ao roubar livros e compartilhá-los com os outros. Enquanto vive com sua família adotiva, Liesel forma amizades profundas e começa a entender o poder das palavras e dos livros em tempos de guerra. Através da perspectiva de Liesel, o livro mostra como palavras podem oferecer esperança e até mesmo resistência contra a opressão. A linguagem é simples e a história é contada de uma maneira que capta a beleza e a tragédia da vida durante a guerra.
Como incorporar a leitura no dia a dia?
Você já se convenceu de que a leitura é o caminho para elevar seu inglês a outro patamar, mas aí vem a dúvida: Como incorporar a leitura no seu dia a dia? 🤔
A melhor dica é ler pelo menos de dez a vinte minutinhos por dia. Felizmente, há algumas editoras que adaptam clássicos da literatura para vários níveis de inglês, desde o iniciante ao avançado. O que isso significa? Significa que você pode escolher um livro dentro do seu grau de proficiência e ler aos poucos.
Acredite, vinte minutos diários de leitura ajudam a criar um hábito consistente e que com certeza vai trazer muitos benefícios a longo prazo.
Encontrou uma palavra que não conhece? Don’t panic!
Nesse caso, você pode seguir por dois caminhos:
- Anotar o significado de cada palavra que você não conhece e pesquisá-las durante a leitura.
- Tentar aferir o significado das palavras pelo contexto (se possível).
- Anotar a palavra para procurar seu significado mais tarde.
O que a gente recomenda?
Depende do seu objetivo. Se o foco for na expansão do vocabulário, anotar pode ser mais benéfico. Se o objetivo for fluência na leitura, pode ser melhor continuar lendo e usar o contexto para inferir significados. E se você tiver um tempinho, a terceira alternativa também é super sempre bem-vinda! 😊
Faça parte do projeto de leitura do Língua Hub!
A Língua Hub oferece cursos de inglês para alunos de todas as idades e diferentes objetivos, sempre em busca da comunicação efetiva em inglês, dentro de cada demanda pessoal do aluno. E o melhor? Fazemos projetos de leitura todo semestre!
Venha viver essa experiência com a gente!